201403.26
0

ADEMI-BA realizou nesta quarta-feira (19) o Seminário Projeto Mata Atlântica Salvador

A ADEMI-BA promoveu na manhã dessa quarta-feira (19) o Seminário Projeto Mata Atlântica Salvador. O evento, realizado no Sheraton Hotel da Bahia, teve a participação de cerca de 100 pessoas, entre elas, empresários do setor, advogados, ambientalistas e estudante.

O objetivo do evento foi apresentar para a sociedade o Projeto Mata Atlântica Salvador – desenvolvido pelo Ministério Público Estadual em parceria com a ADEMI-BA, Prefeitura de Salvador, INEMA, Secretaria de Urbanismo e Transporte (SEMUT), Secretaria de Cidades Sustentáveis e Fundação José Silveira. O Projeto faz parte do Termo de Acordo assinado entre as entidades que visa a preservar o bioma da nossa cidade.

Compondo a mesa de debates o presidente da ADEMI-BA, Nilson Sarti; o vice-presidente, Luciano Muricy; os promotores do Meio Ambiente da 3ª e 5ª vara, Sérgio Mendes e Ana Luzia Santana; o subsecretário da Secretaria Cidade Sustentável, André Fraga; a gestora da área de proteção ambiental – APA Litoral Norte e Mangue Seco, Adriana Batista e o diretor de licenciamento e fiscalização ambiental da SEMUT, Emanuel Mendonça.

Para Nilson Sarti, a assinatura do termo significa o desenvolvimento do mercado imobiliário com preservação do meio ambiente, proporcionando regras claras e um melhor ambiente de negócios em nossa cidade.

A promotora Ana Luzia dos Santos Santana define o Termo como sendo um marco histórico para Salvador, pois é o primeiro diagnóstico brasileiro sobre Mata Atlântica em área urbana. A promotora espera ainda que muito em breve seja desenvolvido o Plano Diretor de Mata Atlântica, o que contribuirá ainda mais para a preservação do bioma da cidade.

Na ocasião, André Fraga apresentou o Plano Diretor de Arborização urbana e os projetos de requalificação de áreas verdes de Salvador que serão desenvolvidos pela Secretaria de Cidade Sustentável. Dentre eles, a requalificação do Parque da Cidade, que terá um acesso de ligação entre o local e o bairro de Santa Cruz; do Parque Botânico; do Horto Municipal, do Parque das Dunas, que irá receber no dia 25 de março o título de Posto Avançado de Reseva de Biosfera de Vegetação de Restinga e do Parque São Bartolomeu.

O relatório técnico sobre o Projeto Mata Atlântica está disponível no site•
http://www.ceama.mpba.mp.br/projetomataatlantica.html.

Adrielle da Hora, Núcleo de Direito Imobiliário, Urbanístico e Ambiental do Escritório Torres e Pires Advogados Associados participou do evento, representando o escritório.
Fonte:Ademi-Ba